06 julho, 2018


Em texto anterior , ao escrevemos sobre a legitimação de interesses difusos, falamos sobre a importância de se qualificar os interesses de uma determinada organização com o objetivo de torná-los legítimos aos olhos dos tomadores de decisão públicos. Destacamos também que um dos primeiros passos para o sucesso na qualificação de interesses difusos nas Relações Governamentais passa pelo processo de interlocução inicial. Trata-se de uma etapa de concretização coerente e focada de um Plano de Atuação Estratégica Governamental que envolveria, primeiramente, a mensuração da capacidade de articulação institucional de uma organização junto a stakeholders.

Nesse artigo vamos detalhar um pouco mais sobre o relacionamento com stakeholders. É importante, primeiramente, deixar clara a definição clássica de stakeholder: qualquer indivíduo, entidade ou grupo que possa afetar ou ser afetado pelos negócios de uma organização. Ou ainda, pessoas que têm interesse nas ações de uma organização e que possuem algum poder ou legitimidade para influenciá-la.

Porém, quando relacionamos esse conceito à atividade específica das Relações Governamentais, podemos dizer que os stakeholders são todos aqueles que direta ou indiretamente podem influenciar positiva ou negativamente as ações institucionais de determinada organização (que, por sua vez, almeja interferir em alguma discussão pública, na formulação de uma política pública ou na iniciativa legislativa em tramitação no Congresso).

Fugimos então do conceito mais clássico de stakeholder - que usa a expressão para identificar todo ator com poder de impor sua vontade, ou fazer valer sua legitimidade dentro de uma organização – para optarmos por uma definição que põe em destaque aqueles agentes que podem, por sua proximidade ao negócio da organização, impor dificuldades ou facilidades junto ao tomador de decisão para que um pleito específico seja atendido.

Ou seja, mais uma vez estamos falando das especificidades das Relações Governamentais que se diferenciam, em parte, das ações de comunicação ou de ação judicial de uma organização. Neste sentido, é importante reiterar que o trabalho do profissional de Relações Governamentais envolve habilidades específicas. Isso justifica, mais uma vez, a necessidade de se ter profissionais ou consultorias  competentes e especializadas  cuidando do desenho das estratégicas de ação governamental.

Quando mencionamos que o sucesso de uma campanha de Relações Governamentais passa pela implementação eficaz de um Plano de Atuação Estratégica Governamental, partimos do pressuposto de que, antes de mais nada, uma organização precisa saber quem são seus stakeholders. A partir daí, com o auxílio de profissionais especializados, deve fazer o levantamento qualificado dos tomadores de decisão e influenciadores políticos que podem estar envolvidos no processo de formulação da política pública de interesse e que poderiam ser influenciados, positiva ou negativamente, pelos stakeholders clássicos.

Ou seja, todo esse processo demanda a construção de um conhecimento aprofundado sobre: 1) os stakeholders clássicos em torno do tema de interesse; 2) as instituições públicas e políticas 3) os tomadores de decisão e demais atores que discutem a política pública de interesse; 4) os caminhos que o processo decisório deve seguir; 5) os potenciais influenciadores externos e internos do processo de formulação da política; 6) as indicações das ações defensivas e persuasivas que devem ser tomadas para o sucesso da campanha de Relações Governamentais desenhada; 7) a melhor forma para promover a concretização da campanha em si.

Ao seguir todos esses passos, a concretização eficiente da campanha de Relações Governamentais pode se transformar em ganhos mensuráveis e de muita valia para as organizações que obtiverem sucesso ao terem seus pleitos compreendidos pelo tomador de decisão no âmbito de uma política pública.  



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