06 julho, 2018
On 10:16 by Quorum in Stakeholders; relacionamento com o governo; tomadores de decisão; influencers; influenciadores; políticas públicas No comments
Em texto anterior , ao escrevemos sobre a
legitimação de interesses difusos, falamos sobre a importância de se qualificar
os interesses de uma determinada organização com o objetivo de torná-los
legítimos aos olhos dos tomadores de decisão públicos. Destacamos também que um
dos primeiros passos para o sucesso na qualificação de interesses difusos nas
Relações Governamentais passa pelo processo de interlocução inicial. Trata-se de uma etapa de concretização coerente e focada de um
Plano de Atuação
Estratégica Governamental que envolveria,
primeiramente, a mensuração da capacidade de articulação institucional de uma
organização junto a stakeholders.
Nesse artigo vamos detalhar um pouco mais sobre o relacionamento
com stakeholders. É importante,
primeiramente, deixar clara a definição clássica de stakeholder: qualquer indivíduo, entidade ou grupo que possa afetar
ou ser afetado pelos negócios de uma organização. Ou ainda, pessoas que têm
interesse nas ações de uma organização e que possuem algum poder ou
legitimidade para influenciá-la.
Porém, quando relacionamos esse conceito à atividade específica
das Relações Governamentais, podemos dizer que os stakeholders são todos aqueles que direta ou indiretamente podem
influenciar positiva ou negativamente as ações institucionais de determinada organização
(que, por sua vez, almeja interferir em alguma discussão pública, na formulação
de uma política pública ou na iniciativa legislativa em tramitação no
Congresso).
Fugimos então do conceito mais clássico de stakeholder - que usa a expressão para identificar todo ator com
poder de impor sua vontade, ou fazer valer sua legitimidade dentro de uma organização
– para optarmos por uma definição que põe em destaque aqueles agentes que podem,
por sua proximidade ao negócio da organização, impor dificuldades ou
facilidades junto ao tomador de decisão para que um pleito específico seja
atendido.
Ou seja, mais uma vez estamos falando das especificidades das
Relações Governamentais que se diferenciam, em parte, das ações de comunicação
ou de ação judicial de uma organização. Neste sentido, é importante reiterar
que o trabalho do profissional de Relações Governamentais envolve habilidades
específicas. Isso justifica, mais uma vez, a necessidade de se ter
profissionais ou consultorias competentes
e especializadas cuidando do desenho das
estratégicas de ação governamental.
Quando mencionamos que o sucesso de uma campanha de Relações Governamentais
passa pela implementação eficaz de um Plano de Atuação Estratégica
Governamental, partimos do pressuposto de que, antes de mais nada, uma organização
precisa saber quem são seus stakeholders.
A partir daí, com o auxílio de profissionais especializados, deve fazer o
levantamento qualificado dos tomadores de decisão e influenciadores políticos que
podem estar envolvidos no processo de formulação da política pública de
interesse e que poderiam ser influenciados, positiva ou negativamente, pelos stakeholders clássicos.
Ou seja, todo esse processo demanda a construção de um
conhecimento aprofundado sobre: 1) os stakeholders
clássicos em torno do tema de interesse; 2) as instituições públicas e
políticas 3) os tomadores de decisão e demais atores que discutem a política
pública de interesse; 4) os caminhos que o processo decisório deve seguir; 5)
os potenciais influenciadores externos e internos do processo de formulação da política; 6) as indicações das ações
defensivas e persuasivas que devem ser tomadas para o sucesso da campanha de
Relações Governamentais desenhada; 7) a melhor forma para promover a
concretização da campanha em si.
Ao seguir todos esses passos, a concretização eficiente da
campanha de Relações Governamentais pode se transformar em ganhos mensuráveis e
de muita valia para as organizações que obtiverem sucesso ao terem seus pleitos
compreendidos pelo tomador de decisão no âmbito de uma política pública.
A Quorum - Estratégia
Política é uma consultoria formada por profissionais experientes que
podem ajudar sua organização a atingir seus objetivos. Somos uma consultoria
focada em resultados. Entre em contato conosco.
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